quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Acasă - Natal

Oh, Natal, maior época capitalista do ano, coisa linda não? Bom, pra mim não.

A palavra natal é de origem latina “nativitas”, que significa nascimento.

Tanto é que tem coisas no Natal que não tem nada a ver com o cristianismo, um exemplo é a árvore de Natal.



A árvore de Natal é mais antiga que o próprio tio [sus], uns 2 ou 3 mil anos. Nesses tempo aí os povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto. Os enfeites eram usados para atrair o espirito da natureza, já que no inverno as folhas dos carvalhos caíam. Cada objeto de enfeite tinha um significado em si, e antes de substituirem por luzes eletronicas, era normal colocarem velas. Essa árvore que temos hoje, a moderna, só´surgiu la pelo século XVI. Então, depois do século XVI, as estrelas de enfeite tiveram um significado mais religioso, as estrelas anunciam os desígnios de Deus. Segundo conta a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga idéia de que cada uma das que povoa o firmamento é em si mesma um anjo. A que se põe no alto da árvore de Natal refere-se à de Belém.
Mas já que eu não gosto de Deus, e nem Ele de mim, vamos continuar...

Bom, o panetone também não era tão natalino quando foi inventado.



São três versões diferentes sobre a criação do panetone:
A primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone ( Por mim é a mais plausivel ). A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial.

E quem foi que disse que presentinho é dia 25 de Dezembro?



Na verdade, se não fossem os três Reis Magos, nós não teriamos esta tradição hoje.
Como todos sabem, os Reis Magos viram uma estrela no céu e blablabla, e foram pra Jerusalém. Depois de um tempo, eles encontram o tio . Os três reis ficaram alegres ao vê-lo e ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Depois disso, regressaram a sua terra por outro caminho, com medo da reação de Herodes (O Rei daqueles tempos). Desde então, o dia 6 de janeiro é celebrado em muitos países pela chegada dos reis magos. Neste dia, é considerada uma tradição dar presentes às crianças que tenham se comportado e carvão aos que foram maus durante o ano. Dia 6 de Janeiro, e não dia 25 de Dezembro...

Papai Noel NÃO EXISTE, crianças...



Talvez a imagem dele tenha sido inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.O tipo de pessoa que jamais serei.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura, aí mudaram em 188x (Oitenta e alguma coisa que não sei), por um cartunista.

O Natal não é isso que vemos hoje. Agora está tudo misturado...As pessoas parecem atéias, só gostam do Natal pra vender e comprar.

O assunto hoje não foi algo bizarro, mas foi algo que ninguém mostra nas midias.

Então, péssimo Natal.
Craciun apoi, rău.

6 comentários:

  1. u.u //tenso seu blog *-*
    Bem alterativo mesmo né?


    Comentado...
    Retribua e seja feliz !
    Acesse nosso portal.
    www.tudoparagarotos.blogspot.com !
    Agradeçido,by: Gu

    ResponderExcluir
  2. Natal é triste , todo mundo se importa em ganhar presentes e os vendedores lucram muito com isso!!
    Aff nunca gostei do Papai Noel , quando eu era mais novo ganhava presentes , mas o que eu queria nunca vinha , ai meus pais me diziam:"Ele não te deu porque você foi um menino mau!" ,e com isso eu fui tomando raiva desse velho gordo até um dia que me disseram que ele não existe!
    (SESSÃO DESABAFO KKKKK)
    HEheheh

    Ahh a história que eu conheço diz que ele se chamava Claus e é um santo!!

    ResponderExcluir
  3. Natal é tempo de reconciliações e alegrias entre amigos e familiares.


    Ultimamente, vemos que este momento está passando cada vez mais despercebido aos olhos das pessoas; se importando apenas com bens materias e não dando a mínima para o seu real significado.

    Abraços dos DOUTORES da LEI...




    DESCULPA A DEMORA PARA COMENTAR.
    o BLOGGER está dando pane.

    ResponderExcluir
  4. odeio o natal
    odeio mais ainda o dia dos namorados]
    mas gosto do seu blog
    bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...